Cuidados com as normas já estabelecidas para o uso de colhões também são de extrema importância, já que foram feitos por especialistas e técnicos da área e os próprio produto vem com instruções importantes de seu uso correto.

Na hora de escolher seu colchão se atenha ao peso que ele suporta escolha sempre acima do seu peso atual, já que nem sempre mantemos o mesmo valor durante os anos e consequentemente outra pessoa pode fazer seu uso e apresentar um valor superior ao peso máximo que colchão deve suportar. Em caso de casais o peso somado de ambos sempre deve ser aumentando em pelo menos 30 quilos, para garantir seu uso prolongado sob as normas de qualidade.

Evitar também ficar sentado durante muito tempo no colchão é essencial para manter o conforto na hora do repouso, já que quando estamos sentados o peso se concentra num único ponto e quando feito durante muito tempo , que pode causar deformações no produto e prejudicar sua estrutura, principalmente nos modelos de mola. Colchões são projetos para suporta e manter o peso de um corpo de forma distribuída, se você tem o hábito de ver TV na cama, aconselha-se deitar e se apoiar em travesseiros, para não ocasionar tais agressões.

Virar a cada 15 dias o colchão também é um forte contribuinte para evitar deformações em sua extensão, inclusive a parte que fica na cabeceira, pois o tronco do ser humano é mais pesado que suas pernas e a rotação garantam que o peso seja aplicado em ambos os lados do colchão, aumentando sua durabilidade e garantindo seu conforto por mais tempo. Evitar sentar ou ficar deitado muito nas bordas pode ser um hábito que vá ajudar muito, tanto o seu colchão quanto sua cama, já que o estrado também não é projetado para suportar peso em sua extremidade.

Não colocar móveis, objetos pesados, subir ou pular no colchão, já que quinas e materiais ásperos podem agredir a proteção do produto e ocasionar o dano já citado, a deformação além de ser evidente esteticamente pode ocasionar a longo prazo dores nas costas e diminuir em até 4 anos a durabilidade do seu colchão.

Manter o quarto ou o local onde está a cama e o colchão sempre arejado e livre de poeira ou sujeiras também é um fator importante para manter a qualidade do colchão, que o ambiente também é um grande causar de bactérias e ácaros na sua superfície, já que esses pequenos seres preferem locais quentes e úmidos, fazendo do colchão um local extremamente atrativo.

Animais de estimação também não devem deitar sobre o colchão, que seus pelos podem ajudar proliferar tais bactérias, principalmente gatos, que causam maior agressão, já que seus pelos além de muito finos, caem em quantidade superior ao de cachorros.

Os cuidados com a durabilidade e o material são essenciais, já que colchões possuem um prazo grande de durabilidade e tais cuidados garantem que você terá sempre a qualidade de seu colchão ao seu favor. Respeitar o prazo de validade é essencial, já que seu uso por períodos no qual a validade já não vigora pode causar futuros danos a saúde e dores, prejudicando seu sono e consequentemente seu dia a dia.