O colchão, o quarto, a cama, o ambiente em si é um fator de extrema importância na hora de um repouso de qualidade e relaxante, que vai garantir um dia mais produtivo e uma saúde mais revigorante em longo prazo.

Porém isso ainda é metade do trabalho, os hábitos de sono de uma pessoa é o fator que vai determinar os resultados. Quando nascemos nossos hábitos são muito semelhantes com o de nossa mãe, já que seguíamos de dentro da barriga seu dia e assim aprendemos que a hora de dormir é a hora que nossa mãe dormia, quando tudo ficava escuro e silencioso.

Após nascer ainda mantemos esses hábitos e aos poucos vamos sendo ensinados que é necessário dormir e como podemos fazer isso. Por isso crianças pequenas costumam ter problemas para relaxar no início e aprendemos a criar uma rotina de sono, que deve ser aplicada durante toda a vida.

Nosso corpo entende os estímulos e se habitua a eles, então se você dormir e acordar todo dia num mesmo horário, seu corpo vai se acostumar assim e ficará mais fácil relaxar. Nossa alimentação e atividades também modificam.

Evitar alimentos ricos em açúcar, cafeína ou energéticos até 4 horas antes de dormir, já que o açúcar e a cafeína atuam como estimulantes e podem exercer força contrária sobre o corpo na hora em que ele precisa relaxar. Um leite morno ou carboidratos – apesar de são serem recomendados – ajudam no relaxamento do corpo e mantem a corrente sanguínea estável.

Exercícios físicos diários ou com frequência também ajudam, já que se produz um hormônio chamado serotonina, que é responsável por aquela sensação boa, pelo relaxamento dos músculos e ajuda na hora de sentir sono e quando misturado com um banho quente é quase garantia de um sono profundo, já que a água também exerce função relaxante nos músculos.

Um cochilo durante a tarde, de no máximo 40 minutos, pode auxiliar no sono durante a noite, um estudo garantiu, já que quando estamos muito cansados nosso corpo tende a ficar tenso e dormir pode ser um obstáculo, por mais cansado que a pessoa esteja. Então um cochilo pode ajudar a diminuir a exaustão e assim evitar esse feito inverso na hora de dormir.

E por último e de extrema importância, um pequeno exercício físico para se fazer na cama na hora de dormir que pode ajudar numa noite tranquila é fazer força, enrijecer as juntas, como se você estivesse empurrando uma parede. O corpo produz uma quantidade pequena mas potencial de serotonina que causa um efeito imediato, sendo uma boa pedida principalmente para pessoas que sofrem de insônia.

Tudo isso mais a garantia de um colchão de qualidade, uma cama seguro e um ambiente arejado e com pouca luz podem garantir uma noite tranquila e uma vida com mais saúde, já que passamos 1/3 de nossa vida dormindo, melhor fazer isso com qualidade.