A História dos colchões remota de centenas de anos e acredita-se que o costume tenha vindo com os Romanos, numa necessidade der ter um local mais confortável a acolhedor para o sono. Uma prática tão antiga foi sendo aprimorada durante os séculos, até termos as infinitas tecnologias atuais, que variam dentre vários tipos e é feita para cada necessidade.

Junto com essa necessidade veio uma segunda necessidade, a de ter um ambiente de repouso bonito e acolhedor, vários tipos de camas e cabeceiras foram sendo confeccionadas para acompanhar cada necessidade e cada tipo de colchão que o mercado foi disponibilizando e aos poucos a qualidade do produto perdeu certa importância.

Muito mais que beleza, o conjunto deve ser de qualidade e oferecer condições de uma boa noite de sono. Especialistas fizeram um estudo onde um grupo de pessoas foi colocado para dormir 4 horas de sono, após alguns dias o metabolismo e as condições físicas deles se assemelhavam ao de um individuo de 60 anos.  Tal pesquisa apenas ressaltou a importância que já conhecíamos do sono.

Outro estudo confirma que o ser humano associa o momento do sono com a mesma sensação de se saborear seu prato preferido, o prazer é muito parecido e tal associação também é feita com o quarto e a cama no geral, o que nos remete a ideia de porque é tão importante manter o local de repouso o mais agradável possível.

Os cuidados com sua durabilidade, escolha e mantê-lo sempre em bom estado é de importância tal como o sono, que é responsável por sintetizar 70% do nosso dia.  Além de proporcionar o crescimento, a regeneração neural e física, liberar toxinas e um estudo ainda mais complexo já comprovou que a famosa frase “ Tirar o sono do atraso “ é infundada.

Uma noite de descanso não pode ser compensada com horas de sono, mostrando que quem dorme mais que 9 horas por dia independente de quanto dormiu na noite anterior, tende a acordar indisposto e perde pontos em qualidade.

Tudo isso nos mostra a importância de cada noite de sono e como era não pode ser recuperada ou comprometida, seja com um hábito não saudável ou com um ambiente de baixa qualidade e um local de repouso não apropriado, como um colchão ruim.