No mercado há vários tipos de colchões, cada um feito para atender a uma necessidade diferente. Na hora de escolher qual tipo é o melhor para você, não tenha medo de perguntar ao vendedor, que é o mais indicado para tirar suas dúvidas e lhe indicar o melhor produto.

Os modelos apresentam uma tecnologia diferente e alguns são mais conhecidos, no caso dos colchões de espuma, que ainda é comprado por 70% dos brasileiros, a atenção fica por conta da densidade do colchão. A Densidade nada mais que a relação entre a massa e o volume de um produto.

Como a produção da espuma para colchões tem um valor muito alto, uma opção é misturar a espuma com outros agentes, fazendo com o que o preço fique mais acessível, então a densidade é obtida a partir disso. Colchões com maior densidade são mais duros e menos propensos a ácaros e poeira, já os menos densos são mais macios e propícios a tal. A densidade indicada para cada pessoa varia com o peso e altura.

Outra opção que vem sendo amplamente difundida é os colchões de molas, que tem sido considerada a melhor opção, já que sua tecnologia faz com que a superfície se molde ao corpo, o que é considerado o ideal, mas varia de acordo com o gosto de cada um. As molas ensacadas ou Bonnel são as opções mais usuais.

As ensacadas são como diz o nome, cada mola é ensacada e costurada individualmente, o que proporciona maior aceitação ao corpo e evita aquele efeito de quando um senta na cama, a cama toda meche junto. É muito indicada para colchões de casal, já que com esse efeito evita possíveis problemas.

Já a Bonnell tem uma tecnologia altamente eficaz, já que suas molas são entrelaçadas e feitas com material resistente, sendo uma ótima opção para suportar grande peso, já que possuí um sistema que faz com que as molas sustentem o peso e voltem ao normal.

Há ainda a modalidade de colchão ortopédico, que é aconselhável para todas as pessoas, principalmente para aquelas que apresentam problemas na coluna ou em juntas. Um colchão só é ortopédico quando se molda ao formato do corpo.

É constituído principalmente por uma tábua de madeira em seu centro e uma camada de espuma, ele é uma opção mais dura, então pessoas que gostam de colchões mais firmes ou precisem de uma opção mais saudável devido a saúde, os ortopédicos são recomendados.

Para todos os colchões existe ainda a opção da cama como conhecemos ou os Box, que tem sido mais usado atualmente, devido a sua beleza e praticidade. A cama box pode ser a comum, com gavetas ou o baú, que abre um compartimento como uma tampa, levantando o colchão e sendo possível o armazenamento de produtos ou roupas em seu interior. Tem sido muito usado em apartamentos e casas menores, onde é necessário um aproveitamento de espaço ou pela sua praticidade.